Gente!!! Gosto é uma coisa que a gente não discute né?
Mas selecionei aqui os amiguinhos caninos que acho mais fofos. Será que vocês concordam comigo?
Se você tem outra sugestão deixe nos comentários.
Beijos
1. Pug
O Carlino, ou Pug, também conhecido por Doguilho ou Mops, é uma das raças de cães mais antigas e apreciadas. O termo “Carlino” se deve a Carlo Bertinazzi (Carlín), um famoso ator italiano do século XVIII, provavelmente pelo aspecto físico de um de seus personagens, que se assemelhava muito à face deste querido cachorro. No entanto, a origem do termo Pug é mais incerta, e entre as teorias mais confiáveis está a de que o nome Pug provém do latim ‘pugnos’, que significa “punho” e originou o nome da raça devido ao fato de o focinho do cão remeter à imagem de um punho humano. Outra teoria é a de que Pug era a forma coloquial que se utilizava na Inglaterra do século XVIII para se referir a todos os cães.
O Pug é um cachorro bonachão e carinhoso, especialmente com as crianças. Possui um temperamento equilibrado, é muito valente e seu tamanho pequeno não o impede de se defender ou enfrentar cães maiores. Extremamente fiel e apegado aos seus donos, o cão da raça não mede esforços para defendê-los ou alertá-los em relação à qualquer tipo de perigo – tornando-se uma companhia constante ao lado de seu proprietário em pouco tempo de contato.
2. Lulu da Pomerânia.
O Lulu da Pomerânia, também chamado de Spitz Alemão Anão, é um
cachorro gracioso, inteligente e ativo. Esses cães precisam de limites para não ficarem agressivos.
O Lulu da Pomerânia pode ser um pouco distante de estranhos. É o tipo de cachorro que vê seu dono como um ídolo e estranhos são apenas…estranhos. Eles costumam ser dóceis com os membros da sua família, mas podem desenvolver problemas como
possessividade (ciúmes) com pessoas e objetos.
São cachorros bastante inteligentes e aprendem fácil o que ensinam pra eles. É importante estimular o psicológico dessa raça, com brinquedos inteligentes e brincadeiras interessantes como esconder um objeto pra ele procurar.
3. Malamute
Este soberbo atleta de grossa pelagem, que se parece com lobo, é um cão particularmente afetuoso. Esta é uma das imagens essenciais que nos oferece este cão que nem por isso deixa de ser um cão artico e pode dar amostra de uma independencia que há necessidade de saber dominar. Necessita-se muita firmeza para fazer com que os filhotes entendam as regras que devem observar em convivencia com os humanos.
4. Chow Chow
O famoso cão da língua roxa (ou azul para algumas pessoas) é uma raça originária da China, sendo que existem registros de que já haviam exemplares desta raça no ano 200 A.C. Como sua origem estava ligada a lugares frios, estes cães não costumam sedar bem no calor, o que pode dificultar um pouco a criação.
Você pode comprar um Chow Chow para querer abraçar e ficar o tempo todo ao lado deste ursinho disfarçado de cachorro. Mas pode ficar um pouco frustrado de esperar que ele retribua os carinhos o tempo todo, já que esta raça possui um comportamento bem independente. Eles passam um grande período do dia sozinhos, longe dos seus donos.
Outro problema que pode ser enfrentado pelos donos desta raça é se ele quiser adestrar o cão, já que a raça não está na lista dos cães mais inteligentes. Mesmo assim o cão consegue aprender comandos básicos se forem ensinados quando eles ainda forem filhotes.
5. Buldogue Francês
Este cão com os olhos esbugalhados e as orelhas de morcego é bastante barulhento, mas não exatamente por latir. Devido ao seu pequeno rosto liso, o Buldogue Francês não é o cão mais indicado para donos com sono leve, uma vez que seu ronco (bastante alto se comparado ao seu tamanho) pode ecoar por toda parte.
Apesar da reputação agressiva, o cão Buldogue Francês é muito carinhoso, inteligente, sensível e gentil. É calmo com os idosos e muito sensível a jogos infantis. Esta raça gosta muito de carinho, aprecia a vida e o convívio familiar. Corajoso e brincalhão, gosta de fazer palhaçadas, sendo um cão muito engraçado.
As necessidades de higiene de um Bulldog Francês são mínimas, sendo um cão bem adequado para a vida no interior de uma casa, também por não precisar de muito exercício, mas, como todo cão, exige pelo menos uma caminhada diária. Esta raça não suporta bem altas temperaturas, e também não gosta de tomar banho, mas seu pelo curto é muito fácil de limpar. O Buldogue francês precisa ser alimentado corretamente ou poderá vir a sofrer com excesso de peso
6. Yorkshire Terrier
O Yorkshire Terrier também conhecido como Yorkie é um cão de pequeno porte (em média 23 centímetros), vigoroso, com uma pelagem longa, sedosa e abundante que teve sua origem na Grã-Bretanha. Os filhotes nascem pretos com pontos marrons, e geralmente alteram a cor da pelagem com cerca de um ano. O Yorkshire é uma das raças mais populares e amadas que existem no mundo.
Yorkie se adapta muito facilmente a novos ambientes. São animais de estimação adequados para muitos lares. Por serem pequenos, não exigem muito exercício, e se encaixam muito bem como cães para apartamento. Lembrando que mesmo por não precisarem de muito exercício, eles têm necessidade de interação com seus donos. Possuem um pelo longo, que requer uma atenção especial, principalmente com uma escovação regular. Eles também precisam de uma liderança gentil, para que não fiquem teimosos.
Graças ao seu tamanho, o Yorkshire Terrier se dá melhor com crianças mais velhas que já foram ensinadas a respeitá-los do que com bebês e crianças pequenas. Eles podem ficar mal-humorados se forem provocados ou assustados.
7. Poodle Miniatura
O Poodle em quesito inteligência fica somente atrás do Border Collie, ocupa o segundo lugar no ranking de obediência para o trabalho. Além de aprenderem rápido, os poodles fixam o que aprenderam com muita facilidade.
Uma das raças mais populares, destacado como cão de companhia por seu alto grau de aprendizado;
Afetuoso, brincalhão e divertido. Porém uma má criação do animal pode torná-los desobedientes, agressivos até com o próprio dono, teimoso, muito apegado a objetos e excesso de latidos, esses problemas na maioria das vezes atingem os modelos Toy e Micro.
O dono influencia muito apesar da genética do cão, que se bem adestrad pode apresentar excelentes resultados, mas como é muito inteligente, ele também pode notar que se exercer comportamentos dominadores sobre o dono ele poderá ser atendido, então assumirá essa posição.
8. Shih Tzu
Shih Tzu é uma companhia amável e viva. Ainda assim, são extremamente discretos e satisfeitos – considerando que eles recebam quantidade adequada de atenção. Eles gostam de ficar no colo, receberem carinho, afeto e amor de seus donos e ficam perfeitamente felizes sentados no sofá com você por horas enquanto você mexe com ele. Essa é uma raça nobre – algumas vezes se traduz em arrogância e insolência, outras em coragem e educação – mas eles nunca são orgulhosos demais para rolar no chão com um precioso brinquedo barulhento.
O nome do Maltês (ou Maltês Terrier) vem da palavra ‘malat’ que significa porto. Pequenino durante toda a sua vida, este cãozinho atinge um máximo de aproximadamente 25 centímetros de altura, mantendo-se no maior estilo “pet fofinho” tanto na fase de filhote como quando adulto.
Animado, energético, apegado ao dono e extremamente protetor em relação às pessoas mais próximas, o cachorro Maltês tem uma expectativa média de vida de 12 anos, sendo considerado um ótimo cão de companhia para os que desejam um amigo pequenino de quatro patas.
10. Golden Retrievier
Caso você for uma pessoa muito compenetrada, tranquila e séria, que adora a sua casa e a sua rotina de vida organizadas, jamais pense em criar um cão da raça Golden Retriever. Uma das principais características do Golden Retriever é o seu estilo arteiro, desengonçado integrado ao jeito alegre de ser, sempre pronto para uma algazarra e infinitos momentos de diversão. Pessoas que vivem cansadas, não se apegam emocionalmente, possuem mania de limpeza e constituem pouco senso de humor não combinam com o estilo bagunceiro desta raça. Outro fator primordial é que o Golden Retriever não pode ser adquirido sem uma minuciosa pesquisa consultando um criador responsável e ético. Cães desta raça costumam sofrer de displasia e um profícuo exame na hora de adquirir um filhote saudável e de boa procedência, se tornam essenciais para evitar problemas e gastos veterinários no futuro.

Fontes:
http://cachorrosfofos.com.br/10-racas-de-cachorros-pequenos-e-fofos/
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pug/
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/lulu-da-pomerania-spitz-alemao-anao.html
http://malamutedoalasca.blogspot.com.br/2010/08/comportamento.html
http://fofuxo.com.br/comportamento/chow-chow-voce-precisa-saber-comprar.html
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/buldogue-frances/
http://www.farejadordecaes.com.br/2009/04/poodle/
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/shih-tzu/
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/maltes/